(11)99142-0129

Meu Blog

Saiba como planejar seu 2020 saindo da mesmice 

15/01/2020

As festas passaram, o recesso acabou e o ano realmente começou. Esse é o momento de virarmos aquela chavinha na nossa mente e darmos início aos planejamentos, traçarmos os objetivos e ativarmos de uma vez por todas o modo produtivo. Tudo isso pode soar clichê de começo de ano. E realmente é. Porém, há uma maneira de sair do mesmo de todos os anos e realmente fazer acontecer. Fique ligado nas dicas da treinadora e palestrante Karina Pólido, para te ajudar a realizar em 2020.

Seja específico

O primeiro passo para iniciar o planejamento de um ano é definir quais serão seus objetivos e prioridades. E isso todos já sabem, certo? Mas o que não consideramos é que nesse momento a maioria das pessoas se perdem.

Para não cair nessa armadilha, faça um exercício agora: pegue uma folha e uma caneta e comece a escrever seus objetivos. Você verá que em cerca de alguns minutos elencando um por um, perderá a linha de raciocínio e quando ler sua lista, perceberá que seus tópicos possuem um caráter extremamente generalista. Esse é o ponto chave.

Segundo Karina, uma das atitudes que deve ser tomada é clarear suas metas, tornando-as específicas. É muito comum vermos listas de início de ano com tópicos como perder peso, arrumar um emprego, guardar dinheiro etc. Metas como essas, podem fazer o trabalho inverso do que deveriam, ao invés de te motivarem, elas podem fazer com que você desanime por falta de clareza no objetivo final. Exemplo: ao invés de colocar diminuir o peso, defina quantos quilos quer perder. Esse leve exercício te dará um objetivo final e te motivará a chegar até lá, mesmo quando estiver naqueles dias não tão inspirados.

Tenha foco 

A falta de foco é também um erro conhecido. Considerando que vivemos em um momento que a expressão “workaholic” é considerada um elogio, a especialista alerta que é preciso cuidado para não abraçar tudo de uma vez. Karina explica que à medida que abrimos diversas janelas sem fechar nenhuma delas, a probabilidade de êxito em todas é baixíssima, correndo o risco até de não concluirmos nenhuma por causa da desmotivação.  “O foco te ajudará a perseverar quando as coisas não estiverem tão fáceis. Somos condicionados a mudar de direção quando nos deparamos com algo novo ou que fuja da expectativa de dificuldade que esperávamos”, salienta.

Se prestar atenção, verá que este e o primeiro item se complementam. Isso nos permite ter a percepção de que nossa mente pode nos pregar peças. E muitas vezes ela nos diz que podemos fazer tudo de uma só vez, que temos energia e vez ou outra até realmente parece que temos. O maior risco nesse caso é esgotar toda a reserva de energia.

Use ferramentas à sua disposição 

Além da especificidade e o foco, uma ferramenta que te auxiliará nesse processo produtivo é o “abre e fecha caixa”, desenvolvido pela treinadora. O método desenvolvido é simples e foi baseado exatamente nos caixas de lojas físicas. O significado desse exercício é no início do dia ter uma meta de tarefas que ao final do dia serão batidas no “fechamento” do dia. O bom e velho planner também um aliado infalível. Simples e prático, para os mais metódicos, pode ser ideal na hora de estabelecer os objetivos com prazos.

Portais, sites, revistas, vídeos e livros, muitas vezes fornecem conteúdo específicos que podem atingir exatamente a área que precisamos de ajuda.

Cadastre-se com seu e-mail para receber conteúdos exclusivos!